Criar um Site Grátis Fantástico

Rating: 2.8/5 (152 votos)

ONLINE
1


Partilhe esta Página


Café e Saúde
Café e Saúde

Café e Saúde

O café desde a sua existência teve influencias medicinais mesmo não sendo considerado remédio. Após vários estudos científicos com o café e seus componentes foram comprovados vários benefícios em relação à saúde. Ao contrário do que muitos pensam o consumo de café moderado não fornece nenhum um risco. Leva-se em consideração o café sendo cura para várias doenças em alguns países. Atualmente pesquisas nacionais e internacionais comprovam os benefícios do café em doenças neurológicas, cardíacas, reumáticas, cancerígenas, entre outras.

O café possui vários componentes importantíssimos para o corpo, segundo especialistas. O café não possui apenas cafeína, mas também potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos. Mas, o principal segredo: possui uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos cloro gênicos embora em pequenas quantidades. Toda essa composição é que faz com que o café seja uma bebida saborosa, natural e saudável.


A Cafeína no Café

A cafeína é o ingrediente ativo do café, mas pode estar presente em muitas comidas e bebidas. Essa substância pertence ao grupo de compostos das metilxantinas, onde se inclui também o chá. As xantinas são substâncias capazes de estimular o seu sistema nervoso, produzindo certo estado de alerta de curta duração. O café coado tem menos teor de cafeína que o café sírio, que não se filtra. Já o café expresso (sob pressão de vapor) tem maior proporção de cafeína e, conseqüentemente, gera um maior estado energético.


Em medicina, a cafeína tem sido usada para:

  •  Reativar padrões deprimidos de respiração;
  • Auxiliar no tratamento de dores, principalmente de cabeça e enxaqueca;
  • Como coadjuvante em muitos remédios para o dor;
  • Controle do peso;
  • Alívio de alergias;
  • Melhorar o estado de alerta;
  • Tratar crises de enxaqueca (por contrair os vasos cerebrais).


O uso agudo da cafeína em pessoas não acostumadas pode causar aumento dos batimentos cardíacos e sensação de palpitação, mas o uso regular não causa tais efeitos. A partir de 250 mg a cafeína estimula o aumento da secreção ácido pelo estomago, podendo causar desconforto em pessoas portadoras de gastrite. Porém, pelo mesmo motivo, pode ajudar na digestão se você exagerar na quantidade de comida, principalmente de proteína. A cafeína mobiliza a gordura armazenada no corpo e a leva para o sangue para ser usada como fonte de energia. ATENÇÃO: MODERADAMENTE!!!

 

Especialista do caféProf. Dr. Darcy Roberto Lima

O Programa Café e Saúde têm como Coordenador Científico o Prof. Dr. Darcy Roberto Lima. Ph.D em Medicina pela Universidade de Londres, este médico, escritor e professor do Instituto de Neurologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Diretor Associado de Pesquisas, ICS, Vanderbilt University, TN, USA, dedica-se a pesquisar os efeitos do café na saúde humana há mais de 20 anos.

 

 

Utilize os links abaixo para ler artigos e matérias sobre Café e Saúde: