Rating: 2.8/5 (158 votos)

ONLINE
1


Partilhe esta Página


História do Café
História do Café

Origem do Café

Café

Café é de origem africana, das regiões altas da Etiópia (Cafa e Enária), onde ocorre espontaneamente como a planta de sub-bosque. A região de Cafa pode ser a responsável pelo nome café. Uma das "lendas" conta que um monge observou o comportamento de ovelhas após comerem folhas e frutos de um cafeeiro. O monge percebendo que as ovelhas ficavam mais agitadas experimentou as frutas e sentiu-se com mais energia para realizar suas tarefas. Outro monge da região informado sobre o fato começou a utilizar as frutas para amenizar o sono durante suas orações.

O Café foi levado da Etiópia para a Arábia. Os árabes foram os primeiros a cultivar essa planta "milagrosa" que assumia grande importância social devido ao seu uso na medicina da época para a cura de diversos males. O café foi levado primeiramente para o Egito no século XVI e logo depois para Turquia. Na Europa, no século XVII, foi introduzido na Itália e na Inglaterra. O café era consumido por diversas classes sociais, inclusive por intelectuais. Logo depois passou a ser consumido em vários outros países europeus, chegando à França, Alemanha, Suíça, Dinamarca e Holanda.

Seguindo sua marcha de expansão pelo mundo, o café chegou às Américas e nos Estados Unidos, atualmente o maior consumidor e importador mundial de café. Foram os holandeses que disseminaram o café pelo mundo. Inicialmente transformaram suas colônias nas Índias Orientais em grandes plantações de café e junto com franceses e portugueses transportaram o café para a América.

 

Café no Brasil

O Café chegou ao Brasil por meio de Francisco de Mello Palheta que na época conseguiu algumas sementes por mãos de franceses, sementes que lançou em um pomar em sua residência. O Sargento Francisco de Mello Palheta a partir desse plantio transportou para o Brasil, para a cidade de Belém (Pará) em 1727, algumas sementes e plantas ainda pequenas. Em Belém, a cultura não foi muito difundida. Foi levada nos anos seguintes para o Maranhão, chegando à Bahia em 1770. No ano de 1774 o desembargador João Alberto Castelo Branco trouxe do Maranhão para o Rio de Janeiro algumas sementes que foram semeadas na chácara do Convento dos Frades Barbadinos. Então se espalhou pela Serra do Mar, atingindo o Vale do Paraíba por volta de 1820. De São Paulo, foi para Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná.

No Brasil, o desenvolvimento da cultura confunde-se com a própria história do País devido a sua grande importância econômica e social (o "Ciclo do Café").

è 1820: A partir dessa década, o Brasil passou a ser considerado exportador de café com exportações contínuas do produto, provenientes do Vale do Paraíba-SP, Araxá-MG e Goiás.

è 1845: O Brasil produz 45% do café mundial.

Desde então o Brasil não parou de crescer com a produção e exportação de café, sendo ele o maior produtor e exportador de café do mundo. Começou então o momento sucesso do café.

Atualmente o café é a bebida mais consumida no mundo depois da água, e o mesmo é dependente dela. O café é o produto mais comercializado no mundo depois do petróleo. Sendo o café consumido por 98% da população mundial. Muitas empresas foram surgindo e crescendo de maneira gigantesca no mercado e no mundo.